Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Careri: apagar grafite é como queimar livros Recado direto ao Prefeito Caviar

Publicado por Cleide Azevedo
há 7 anos

Careri apagar grafite como queimar livrosRecado direto ao Prefeito Caviar

Trump, convide o Doria para pintar o seu muro - de cinza (Foto: Reprodução)

Via BBC Brasil:

Os romanos já faziam. Os gregos também. O grafite não foi invenção dos paulistanos, diz o arquiteto e escritor italiano Francesco Careri.

Professor de estudos urbanos da Universidade Roma Tre, onde também dirige o programa de pós-graduação "Artes, arquitetura, cidades", Careri afirma que os rabiscos nos muros são uma forma milenar de expressão.

Para ele as paredes ainda ocupam um espaço inalienável: dizer o que não é dito em nenhum outro meio, falar da vida da cidade para todos, até para quem não sabe ler.

Diante do papel ocupado pelo grafite - o professor não entra no mérito da pixação -, ele diz que a ação do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), de passar tinta cinza sobre desenhos em várias partes da capital, é como "queimar livros".

"É apagar parte da cultura, escondê-la, porque se tem medo do seu significado", afirma o arquiteto, que escreveu livros sobre a experiência urbana e participou da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) no ano passado.

Fonte: Conversa Afiada

www.conversaafiada.com.br

  • Publicações532
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações210
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/careri-apagar-grafite-e-como-queimar-livros-recado-direto-ao-prefeito-caviar/433684757

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sei ... mas são feitos com autorização dos proprietários, quando em imóveis privados, ou do Poder Público quando em seus bens?

Sem autorização são iguais a se pegar o caderno de outrem e escrever as suas próprias anotações.

Uma atitude típica de quem não respeita a opinião alheia e quer impor a sua propaganda ideológica ou opinião pessoal goela abaixo de quem também tem direitos sobre aquele bem (caso do bem público).

Pega uma obra deste arquiteto, se é que ele tem alguma, e faz um grafite com um tema contrário à ideologia política dele para ver se ele não vem a público dizer que houve uma vandalização. Ou todos estão fadados a seguir uma ideologia de esquerda, como em Cuba onde se persegue os opositores?

E como o título da reportagem já denuncia, pouco se trata aqui de ser certo ou errado, pois o termo "caviar" já demonstra uma dor de cotovelo dos "mortadelas". Se fosse uma ordem do prefeito anterior seria "um resgate da imagem de São Paulo". continuar lendo

Data venia o senhor está usando argumentos lógicos para contrapor texto que não tem nenhum. Isso é típica ação opressora contra as minorias com baixa quantidade de inteligência. continuar lendo

A coisa mais hilária Michel C. é a esquerda do Brasil, que tanto louva Cuba, falar de liberdade de expressão e questionar a imprensa. Até Lula tentou deportar um jornalista americano, Larry Rohter, por ter criticado o consumo excessivo de álcool dele em um artigo do NYT.

Como se na ilha da fantasia você pudesse fazer os mesmos protestos com quebradeira que a esquerda daqui faz para atacar o governo, ou como se lá a imprensa fosse independente e pudesse publicar críticas ao castrismo.

Todos os países que adotam a matriz comunista oprimem a liberdade de expressão. Veja Coreia do Norte, onde se opor ao governo tem duas penas, morte ou trabalhos forçados; na China a internet é controlada pelo governo, tenta pesquisar sobre eleições democráticas ou sobre o Massacre da Paz Celestial; na Venezuela manifestações pacíficas contra Maduro terminam em violência muito superior às que tentam culpar a PM no Brasil, terminando até em morte, especialmente pela militância armada.

Tanto é que, apesar de louvarem e financiarem estes países, ninguém quer ir pra lá. Aliás, até onde sei, o próprio termo "caviar" é ligado à esquerdistas que atacam o capitalismo no alto dos seus iPhones. Manda eles exercerem a liberdade de expressão nos países que tanto louvam. continuar lendo

Como dizia Kant, a lei é a garantia da liberdade e igualdade de todos. Se é sem autorização, que seja arte ou não, é errado e ponto final. Não justifica alienarmos o grafite não autorizado a motivos artísticos e culturais para que o mesmo fique acima da lei. Nada mais justo que quem o desejar em seus muros e imóveis privados os disponibilize e que o poder público como cuidador dos bens públicos organize também seus espaços para tal, o resto merece o respeito de não ser grafitado. continuar lendo

Se existe algo comum entre os comunistas e o desrespeito ao patrimônio público. continuar lendo