Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Terceirização pode chegar a 75% dos trabalhadores do país, diz sociólogo

Segundo Ruy Braga professor do departamento de Sociologia da USP, trabalhadores terceirizados têm jornadas mais longas, salários menores e são mais atingidos por doenças do trabalho do que os efetivos que desempenham a mesma função

Publicado por Cleide Azevedo
há 7 anos

Por Redação

Terceirizao pode chegar a 75 dos trabalhadores do pas diz socilogo

(Foto: EBC)

De acordo com Ruy Braga, professor do departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), a lei que permite a terceirização irrestrita, aprovada na quarta-feira pela Câmara, pode fazer com que os trabalhadores brasileiros sob esse regime passem a ser maioria.

“Isso porque os brasileiros hoje terceirizados têm duas características ainda predominantes no mercado de trabalho brasileiro – eles são pouco qualificados e recebem baixos salários. Ainda segundo a Rais, 73% dos vínculos contabilizados naquele período (o último dado disponível), 34,5 milhões, têm remuneração média de até três salários mínimos e 75,9%, escolaridade que chega, no máximo, ao ensino médio completo. Um em cada cinco concluíram, no máximo, o fundamental”, afirma.

Braga cita estudos conduzidos por entidades como o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que mostram que os trabalhadores terceirizados têm jornadas mais longas, salários menores e são mais atingidos por doenças do trabalho do que os efetivos que desempenham a mesma função.

“A terceirização ampla pode promover uma inversão estrutural no mercado de trabalho. Em cinco, sete anos o total de terceirizados por chegar a 75%”, garante.

Com informações do Valor Econômico

Fonte: Revista Fórum

  • Publicações532
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações228
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/terceirizacao-pode-chegar-a-75-dos-trabalhadores-do-pais-diz-sociologo/442228454

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)