Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Por trás das cortinas, Temer promete retomar atividades da Samarco

Na manhã de terça-feira (13), sem qualquer estardalhaço, Michel Temer se reuniu com o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, em encontro organizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Nas pautas da reunião, a retomada das atividades da Samarco, responsável pela tragédia de Mariana no ano passado

Publicado por Cleide Azevedo
há 8 anos

Por Agência Democratize, em 16/09/2016

Por trs das cortinas Temer promete retomar atividades da Samarco

(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Por trás das cortinas, o presidente Michel Temer deu o primeiro passo para a retomada das atividades da mineradora Samarco nesta semana, durante reunião em Brasília.

Organizada pela CNI, o presidente encontrou Marcus Guerra, presidente do Sistema Findes, que levou uma extensa lista de demandas da indústria “para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo”. Entre elas, a necessidade de retomar a atividade da Samarco, empresa responsável pela tragédia em Mariana, em Minas Gerais, após queda da barragem.

Segundo a Folha de Vitória, o empresário disse que “o presidente já conhecia sobre o assunto e garantiu se empenhar para que a empresa volte a produzir, pois ele entende que a Samarco tem um compromisso com as populações atingidas com o desastre de Mariana e que, para honrá-lo, precisa retomar suas atividades”.

Dias depois, foi a vez do Ministro de Minas e Energia tornar o assunto público, defendendo a volta da mineradora. Segundo Fernando Coelho Filho, os próprios estados e cidades atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco “têm o desejo de que a empresa volte a operar”.

“Estamos falando de milhares de empregos, milhares em arrecadação em um momento de extrema dificuldade. Eu particularmente defendo que, respeitando as normas do meio ambiente e os compromissos assumidos pela empresa, eu não vejo nenhuma dificuldade, pelo contrário, posso até ajudar, para que a empresa retome as suas atividades”, disse o ministro, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Tudo isso foi feito por trás das cortinas, e o processo de retomada da mineradora deve seguir o mesmo padrão, sem qualquer estardalhaço nos grandes meios de comunicação.

A Samarco ainda estuda a reutilização do Vale do Fundão, área de Mariana onde a barragem se rompeu, como reservatório de rejeitos de minério.

Segundo o ministro, não existe um prazo pré-estabelecido. Porém, trata-se de uma questão que havia sido debatida entre Michel Temer e o presidente do Sistema Findes. A retomada da empresa deve ocorrer após o período eleitoral e provavelmente no próximo ano, meses depois do aniversário da tragédia.

Fonte: Revista Fórum

  • Publicações532
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações145
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-tras-das-cortinas-temer-promete-retomar-atividades-da-samarco/385524448

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)