Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

O fascismo na campanha de Temer

Publicado por Cleide Azevedo
há 8 anos

Por Robson Sávio Reis de Souza *, em 07/10/2016

O fascismo na campanha de Temer

A campanha intitulada "vamos tirar o Brasil do vermelho" (numa alusão ao PT) é uma campanha fascista. Como agem os fascistas?

1. Apostam na divisão. Não acreditam na possibilidade e nem na "utilidade da paz". "Somente a guerra", escreveu Mussolini, "aumenta toda a energia humana até a potência máxima e coloca a marca da nobreza sobre as pessoas que têm coragem de enfrentá-la".

2. Rejeitam totalmente o humanismo e a democracia.

3. Para se manterem o poder, usam da violência, real e simbólica, reprimindo qualquer pessoa/instituição que não aceita as suas imposições.

E para conseguirem tudo isso, USAM DA PROPAGANDA fascista para conquistar apoio, mentes e corações, promovendo uma série de idéias através da mídia e outras formas de propaganda.

A propaganda é uma das melhores armas empregadas pelo fascismo. Para tanto, contam com o dinheiro do grande capital, o que lhes permite utilizar das técnicas mais sofisticadas e perspicazes de manipulação e propagação do ódio. Além disso, o fascismo sabe utilizar habilmente a mídia para transformar a defesa do grande capital em um anticapitalismo inofensivo, conquistando assim amplas camadas da população e os inocentes-úteis.

Para o fascista, as massas são incapazes de compreender as ideias abstratas e de ter opiniões próprias. Assim, as opiniões devem ser impostas; os sentimentos manipulados por meio de imagens e ideias simples que despertem um fanatismo dinâmico e um histerismo autêntico. Portanto, ao falar de "vermelho" querem, na verdade, promover a caça às bruxas, escondendo os verdadeiros saqueadores do erário.

A mídia, parceira na empreitada, propaga os espetáculos judiciais-policialescos, milimetricamente combinados, fornecendo um dos ingredientes fundamentais para despertar o ódio seletivo, a caça às bruxas, o fanatismo político e de base religiosa.

A propaganda governamental, utilizando-se desse substrato que manipula e distrai a opinião pública, funciona com uma espécie de costura, catalizando e potencializando essa trama perversa.

Hitler e o seu ministro da propaganda, Joseph Goebbels, afirmavam que a maior mentira, dita em frases curtas e repetida sempre, transformava-se na maior verdade.

Sem sombra de dúvidas, é esse o desejo da grande coalizão golpista no poder.

*Robson Sávio Reis Souza é Doutor em Ciências Sociais e professor da PUC Minas.

6 de outubro de 2016

http://www.brasil247.com/pt/colunistas/robsonsavioreissouza/259037/O-fascismo-na-campanha-de-Temer.htm

http://www.alainet.org/pt/articulo/180788

Fonte: America Latina em Movimento

  • Publicações532
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações358
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-fascismo-na-campanha-de-temer/393307459

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Já era esperado. Diante da maior crise do partido vermelho, surgem os argumentos mais bizarros utilizados em artigos e textos mais esdrúxulos ainda, evidenciando o desespero dos petralhas diante do maior colapso de sua história, com a pior participação nas eleições ao executivo municipal dos últimos 20 anos. Tão achando '' pelo em ovo'', tentando atrelar táticas fascistas e nazistas ao atual governo. Só para constar, quem se aliou ao Temer e o elegeu como vice-presidente, foram vocês, eleitores da pseudo-esquerda. continuar lendo

Francis Sellers Collins (Staunton, 14 de abril de 1950) famoso geneticista dos Estados Unidos, responsável pelo maior feito da ciência moderna, o mapeamento do DNA humano, escreveu uma grande obra a respeito, intitulando-a de “A Identidade de Deus”. Nessa iluminada obra onde retrata a nossa historiografia evolutiva, analisando o DNA humano, encontrou 03 bilhões de letras pares para decodificar o genoma humano. Outro geneticista do comportamento humano, o Dr. Dean Hamer, teve a coragem de dizer que “encontrou o gene de Deus”, e deu-lhe um nome: “VMAT2”. Até as conclusões obtidas pelos profundos estudos destes dois grandes cientistas, a ciência acreditava que possuíamos cerca de 100 mil genes, mas depois da decodificação constatou-se que possuímos apenas 35 mil, e curiosamente, descobriu-se, também, que a diferença de um Ser Humano para um rato é de apenas 300 genes, eis a explicação para entendermos o comportamento dos nossos políticos. continuar lendo

Quando algum parente seu disser que quer cursar Ciências Sociais na PUC Minas...

... Mostre esse panfleto a ele. continuar lendo

Vou até pensar que não foi o PT, na figura de Lula e Dilma, que passaram mais de uma década fazendo o jogo do rico contra o pobre, da elite contra o povo, do 'nós' contra 'eles'... continuar lendo